Descomplica SEO

Sua marca não precisa estar na posição 1 do Google

O-LÁ Descomplicados! 

Trago polêmica (de novo)… O 1° lugar do Google é o mais caro MAS você não precisa estar lá. 

Lembrando que estamos falando de posições orgânicas aqui, ou seja, nada de anúncios

Entenda o caso

Lembra que no post sobre SEO vs. Anúncios eu comentei que mídia paga é um canal competitivo e caro? E por esse motivo, precisamos criar formas de melhorar nossos investimentos e recursos, para alcançar mais pessoas (se possível, investindo menos) e obter mais lucros? 

Pois bem, isso também acontece no SEO

Muito se fala no SEO sobre métricas, posições, alcance, cliques, impressões, ranqueamento… e por aí vai. O que não está errado, mas você terá problemas se esse for apenas o seu foco =)

Ué, como assim?? Você, profissional de SEO, deve alinhar esses benditos KPI’s, que às vezes deixam a gente quase loucos, com o que realmente importa para o seu cliente

Por exemplo, se o seu cliente tem um e-commerce, o objetivo final é vender ouuu se é um canal do YouTube é ter visualizações e inscritos

Ahh mas eu consegui aumentar em 43% a quantidade de impressões e cliques para o e-commerce do meu cliente. Ótimo! Você teve resultados incríveis (sem sarcasmo), mas você aumentou as vendas? 

E não precisa ser um aumento expressivo, até porque é mais difícil mensurar e controlar isso no canal orgânico. O que você precisa se perguntar e analisar é: o canal orgânico está contribuindo com as vendas? Está crescendo junto? 

E o mais importante, eu estou orientando o meu cliente para isso? 

De nada adianta você trazer usuários se:

  • é um e-commerce ou loja virtual e não vende;
  • é um blog e não leem o conteúdo;
  • é um canal do YouTube e saem nos primeiros 5 segundos do vídeo. 

A não ser que o problema esteja no site ou com o seu cliente, o que também pode acontecer (e eu entendo isso). 

E onde entra a posição 1 do Google?

Na minha opinião, um bom profissional é aquele que direciona para os melhores resultados. 

O que isso quer dizer? Que mesmo eu sendo de SEO, em alguns casos, talvez a melhor orientação para o meu cliente é ser contra a minha própria área (e tá tudo bem). 

Exemplo real, eu já orientei cliente a investir em mídia paga, em vez de trazer algo novo em SEO, porque eu entendi que para aquele momento, era o melhor caminho que traria resultados. 

Óbvio que eu já vinha fazendo o trabalho de SEO e tive bons resultados, mas chegou um momento que eu percebi que para o que ele queria, mídia paga seria o melhor. 

E por isso, meus caros, se seu foco é chegar na primeira posição do Google apenas por estar na frente, talvez seja melhor revisar seu conceito.  

Segundo a Conversion, “Mais de 50% das buscas no Google resultam em cliques em um dos três primeiros resultados (Backlinko).”. Ou seja, se o cliente já está entre as primeiras posições orgânicas do Google, será que vale o esforço para chegar até a primeira? 

Como eu comentei a posição 1 é o lugar mais caro do Google e aí entram duas perguntinhas:

  1. O investimento vale o retorno? 
  2. Não tem mais nada para resolver no site? 

O site do seu cliente é perfeito.. não tem nada para resolver em nenhuma área. Será mesmo? 

Será que em vez de você investir na primeira posição, não seja melhor recomendar um CRM? Uma estratégia de Branding? Ou até mesmo, ampliar a qualidade das suas palavras chave ou conteúdo

Se engana, quem acha que isso não vai ajudar em SEO… Cuide em focar apenas em métricas, gere valor para o seu cliente e usuário! 

Compartilhe o conteúdo