SEO vai morrer? SEO vs. ChatGPT
Contéudo da Página
ToggleO-LÁ Descomplicados!
Hoje vamos de polêmica… Afinal, o SEO vai ou não morrer? Ou melhor, quando o SEO vai morrer?
Eu particularmente acho interessante essa discussão, porque tem tantas pessoas por aí, que ainda nem conhecem direito sobre essa área do marketing digital e já tem gente dizendo que vai morrer. Mas, tudo bem, isso trás pauta de conteúdo para mim (hahaha).
Por isso, eu decidi explicar de forma bemmm simples quando o SEO vai morrer.
Vídeo "O SEO VAI MORRER?" | Descomplica SEO no Youtube
Será o fim do SEO?
Bom, como vimos no conteúdo “O que é SEO e para que serve”, o SEO funciona para mecanismos de busca ou pesquisa.
Ou seja, de forma bem básica, para o SEO existir nós precisamos de dois fatores: “pessoas” pesquisando e um “local” para pesquisar.
Sendo que a “força motriz do SEO” são as pessoas, de nada adianta você ter um local/espaço se não será utilizado. É como ter uma loja sem compradores.
Então quando o SEO vai morrer? Simples, quando não houver mais pessoas pesquisando online.
Fim!
Explicação
Tá, vou explicar melhor.. todo Pokémon evolui e com SEO não é diferente.
Atualmente, o Google ainda é o principal mecanismo de pesquisa que as pessoas utilizam e, por isso, muitas vezes, quando você ouvir falar sobre SEO, você também vai ouvir falar sobre o Google.
Mas nada garante que será igual no futuro, seja da plataforma utilizada ou a forma de uso dessa plataforma.
Como assim? Por exemplo, antes nós tínhamos as bibliotecas, que serviam como “local” de pesquisa para as pessoas.
E hoje? As pessoas utilizam a biblioteca para pesquisar? Não com a mesma frequência que antigamente. Mas também não significa que elas deixaram de existir, sua forma de uso foi adaptada para um espaço de estudo ou trabalho.
Da mesma forma que temos os exemplos como Taxi vs. Uber, Hotel. vs. Airbnb, Blockbuster vs. Netflix e por aí vai… Ou seja, desde que tenham pessoas pesquisando, também teremos marcas querendo aparecer.
Independente se isso acontecerá no Google, ChatGPT, YouTube, Instagram ou outra plataforma que talvez ainda nem tenha sido criada.
O que precisamos ficar atentos é que a forma de uso desses mecanismo pode variar e você, como marca ou SEO, precisa saber se adaptar a cada uma delas.
Por exemplo, antes era mais comum as pessoas assistirem vídeos longos no YouTube, mas hoje a preferência é pelos mais curtos. Desse modo, as marcas e criadores de conteúdo, tiveram que se adequar, senão ficarão sem público e por consequência sem conversão ( esse é o ponto chave).
E aqui também vale uma ressalva, que é o tempo de adaptação das pessoas.
Quando o Google foi criado, não significou que todos começaram a pesquisar de imediato através dele, porque era algo muito novo e havia um outro padrão de comportamento na época.
Atualmente, o nosso cérebro ainda está acostumado com o Google, e mesmo com a criação do ChatGPT, não significa que do dia para a noite a maioria das pessoas irá mudar.
Óbvio que essa velocidade de adaptação hoje em dia pode ser um pouco maior, comparado a antigamente, e também pode variar conforme a necessidade dos usuários.
Mais um exemplo, as pessoas podem se adaptar mais facilmente a fazer perguntas de tutoriais no ChatGPT, mas ainda utilizarão o Google para ver marcas e produtos que tenham interesse de comprar, ou vídeos do YouTube com review deles.
Conclusão
Percebam que em nenhum momento a força motriz do SEO deixou de existir, ela apenas se adaptou a novas ferramentas e uso delas.
Por fim, como diria Márcia Sensitiva “CARACA MEU, nossa senhora, RELAXA!” As pessoas ainda farão pesquisas online e você, marca ou criador de conteúdo, vai precisar do SEO para aparecer.
Agora sim, oficialmente fim.
Compartilhe o conteúdo