Descomplica SEO

O-LÁ Descomplicados! 

Vocês já ouviram falar sobre palavras-chave? Não, não estamos falando da discussão sobre se o correto é “biscoito” ou “bolacha”. 

Estamos aqui para abrir seus olhos para o universo do SEO (Search Engine Optimization) e mostrar porque é tão importante para o sucesso do seu negócio online conhecer e utilizar palavras chave.

A Mágica das Palavras-Chave

Sabe o filme “A  Fantástica Fábrica de Chocolate”? As palavras chave são como o bilhete premiado, que farão você se destacar nas ferramentas de pesquisa, também conhecidas como Google, Bing ou outros. 

No filme várias pessoas querem conhecer a Fantástica Fábrica de Chocolate, mas poucos têm a sorte de encontrar o bilhete premiado. No caso do SEO, várias empresas/marcas querem se destacar nos buscadores, mas poucas utilizam de forma correta o seu bilhete premiado, que são as palavras chave

Tá, mas o que são essas palavras chave? Simples, são os termos que as pessoas digitam nos motores de busca quando estão procurando por algo. Se você deseja que seu site ou página apareça nos resultados de pesquisa, precisa selecionar as palavras-chave corretas para que os buscadores façam a conexão entre você e seu público alvo. 

Pesquisando Palavras-Chave Como um Detetive

Mudamos de filme, agora estamos nos mistérios de Sherlock Holmes. Parabéns, você foi promovido(a) a detetive! Então pegue a sua lupa e comece a investigar termos relevantes para o seu negócio.

Aqui é onde toda ação acontece, descubra o que seu público-alvo está procurando, quais são os motivos para estarem pesquisando? O que eles querem resolver? Qual o DDD do seu público alvo (dores, dúvidas, desejos)? E como a sua empresa pode solucionar? 

Suas ferramentas são:

  • “Pesquisas relacionadas” do Google;
  • “As pessoas também perguntam” do Google;
  • Google Ads;
  • ChatGPT;
  • Google Search Console;
  • Google Trends;
  • Answer the Public;
  • Also Asked;
  • SEMrush;
  • Ubersuggest;
  • SEO Meta 1 Click;

E tem mais, viu? Mas vai das  preferências de cada detetive. Essas são as mais conhecidas ou principais do mercado e TODAS elas você pode usar de forma GRATUITA, com certas limitações. 

Otimizando Palavras-Chave como um Mestre(a) dos Magos

Eita, você se perdeu em suas pesquisas e acabou entrando em um vórtice para outro reino, assumindo um novo personagem, o/a mestre dos magos! 

Seja bem vindo(a)! Você recebeu o “livro das palavras chave” e é através dele que criará seus melhores feitiços para ultrapassar as portas dos buscadores e alcançar seu público alvo

São 5 feitiços principais: 

  • Cauda das palavras chave;
  • Volume de pesquisa;
  • Dificuldade da palavra;
  • Intenção de pesquisa;
  • Otimizações de palavras chave. 

Feitiço 1: A cauda das palavras chave

Sim, é verdade, palavras chave possuem cauda que vão de curtas a longas. 

A diferença está na quantidade de termos que será utilizado no seu feitiço e o objetivo dele. 

Exemplos:

  • Tênis = palavra chave de cauda curta
  • Tênis azul masculino para corrida = palavra chave de cauda longa

Se você tem uma loja virtual ou ecommerce de artigos esportivos, “tênis” é uma palavra importante para o seu público, logo ela é chave. 

Acontece que, se você SÓ UTILIZAR palavras de cauda curta, alcançará muitas pessoas mas que NÃO SABEM EXATAMENTE o que estão buscando. Por isso, você DEVE UNIR com palavras de cauda longa, que terá um público menor mas que sabe o que quer. 

Ahh mas por que eu não utilizo só as de cauda longa? Resumidamente, porque você precisa de volume e destaque. Se você focar apenas nas palavras longas, alcançará poucas pessoas (e nem sempre acertará de primeira), o que diminui suas chances de vender. Além disso, sua marca será pouco conhecida no mercado por aparecer apenas para um público específico, a não ser que esse seja seu objetivo. 

Feitiço 2: Volume de pesquisa

Lembra quando nas aulas de física, o professor falava sobre o volume de água de um recipiente? Eu sei, lembrar disso, pode causar arrepios e pesadelos. 

Mas a ideia aqui é a mesma: quanto maior o volume de uma palavra chave, mais ela é utilizada em pesquisas na EXATA FORMA que está escrita. 

E não se engane que é tudo igual. Lembra que quem comanda o jogo são os usuários! Ou seja, é como as pessoas pesquisam, não o que é correto ou como você acha correto. Entendeu?!

Por exemplo, a diferença de volume entre as palavras “ar condicionado” e “ar-condicionado” é de mais de 400.000 pesquisas! Sim, você não leu errado e sim eu pesquisei esses dados antes no SEMrush e a única diferença é o traço =) 

Depois não sabem porque os SEO são tudo loucos haha 

Feitiço 3: Dificuldade da palavra

A dificuldade da palavra no SEO é como o custo dela na mídia paga, mas caso você não tenha anúncios, é o nível de competição. 

Se uma palavra chave possui um nível de dificuldade alto, significa que muitas marcas utilizam e é mais difícil de se destacar com ela. E o oposto também é verdade. 

Entretanto, como para quase tudo no SEO existe um “mas”, aqui você deve alinhar com o volume pesquisa. Porque de nada adianta você usar uma palavra fácil, com um volume de pesquisa baixo. Boa sorte! 

Exemplo: 

Se você tem as seguintes opções de palavra chave:

  1. Palavra chave A: dificuldade de 50% e volume de pesquisa 5.000 
  2. Palavra chave B: dificuldade de 20% e volume de pesquisa 1.000

Obs: a dificuldade de uma palavra é medida em porcentagem, quanto mais alta, maior a concorrência. 

Nesse exemplo é melhor você dar mais foco a palavra chave “B” do que a “A”, apesar do volume de pesquisa menor, será mais fácil para você se destacar. Mas você pode e deve mesclar ambas em seu texto, assim garante “o melhor dos dois mundos”. 

Feitiço 4: Intenção de pesquisa

Quando alguém pesquisa algo nos buscadores, possui uma intenção por trás e  isso, é dividido em 4 categorias, segundo o SEMRush

  • Palavras-chave informacionais: quando os usuários procuram resposta para uma pergunta específica ou para informações gerais
  • Palavras-chave de navegação ou navegacionais: quando os usuários querem encontrar um site, página ou local físico específico
  • Palavras-chave comerciais: quando os usuários procuram marcas ou serviços
  • Palavras-chave transacionais: quando os usuários pretendem concluir uma ação ou compra. 

Ou seja, além de cuidar com o volume e a dificuldade comentados anteriormente, você também tem que verificar se a intenção da palavra está alinhada com o uso dela. Por exemplo, se você trabalha apenas com conteúdo, sem vender online, seu foco deve ser palavras informacionais e não transacionais. 

Feitiço 5: Otimizações de palavras chave

Agora que você encontrou as palavras chave corretas, é hora de usá-las de forma estratégica no seu site. O segredo é espalhar essas palavras chave pelos títulos, descrições e conteúdos de maneira natural, como se fossem mágicas que encantam os motores de busca

Quando a gente fala de maneira “natural”, imagine como a forma que as pessoas conversam  normalmente. Ou seja, sem ocorrer keyword stuffing, que é usar em excesso uma palavra chave. 

Esse “excesso” é uma forma de tentar manipular os motores de busca, e sabe aquela frase, “o feitiço se virou contra o feiticeiro?” é o que vai acontecer. Em outras palavras, seu site será penalizado. 

Lembrando que o objetivo final é para quando alguém pesquisar algo relacionado ao seu produto, serviço ou conteúdo, você estar lá, pronto para oferecer soluções. É como se você estivesse lançando um feitiço, guiando os usuários diretamente para o seu site.

Mas de forma correta, tá?! 

Aperfeiçoando sua Arte de SEO

E como o mundo do SEO é cheio de surpresas, uma vez que você otimize seu site com palavras chave, você não pode simplesmente sentar e esperar que a mágica aconteça. É necessário acompanhar e ajustar suas palavras chave regularmente, analisar dados e ficar de olho na concorrência.

Use ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console para obter ideias sobre o desempenho das suas palavras-chave. Faça testes, experimente diferentes combinações de palavras-chave e refine sua estratégia constantemente. É como ser um alquimista moderno, transformando dados em ouro para o seu negócio. 

E SEMPRE COM FOCO NO SEU USUÁRIO! Não custa lembrar.  

Conclusão

Esse foi um guia prático e descomplicado para apresentar o universo das palavras chave. Aqui, não existe segredo, é TESTE! Então não fique frustrado(a) se não conseguir bons resultados de primeira. O lado  bom do SEO é que quanto mais tempo e testes, mais fácil fica. 

E lembre-se que isso não diz respeito a você, mas sim SOBRE O SEU PÚBLICO ALVO. 

Boa sorte! 

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