Descomplica SEO

O-LÁ Descomplicados! 

Sabe aquelas pesquisas do Google sobre: “Google Adwords vs SEO: qual é o melhor para você?” ou “Qual a diferença entre SEO e Google Ads?” ou o famoso “SEO vs. Google Ads”. 

CANCELA TUDO E PRESTA ATENÇÃO AQUI! 

Se você ainda pesquisa por esse tipo de conteúdo, saiba que já é página virada. Por esse motivo, eu trouxe aqui para você os impactos do Google Ads ou Google Adwords para o seu e-commerce ou loja virtual e como você deve alinhar a sua estratégia de mídia paga com o SEO para ganhar mais!

Você entenderá qual a participação dos anúncios nos acessos aos sites brasileiros; porque está se tornando cada vez mais caro investir em mídia paga; os cuidados com os golpes de anúncios e como isso pode afetar a sua loja ou cliente e, por fim, como o SEO pode ajudar a melhorar o desempenho dos seus anúncios e ganhos da sua loja virtual ou e-commerce. 

Let’s bora!

Qual o impacto dos anúncios para a sua loja virtual ou e-commerce?

Se eu oferecesse um serviço para o seu site, com a seguinte proposta:

  • seria responsável por 19% dos acessos ao seu site (média);
  • ajudaria nas vendas das sua loja virtual ou e-commerce no curto prazo;
  • é competitivo, então para você se destacar, precisa investir sempre;
  • por esse mesmo motivo, também o valor do investimento está cada vez mais caro;
  • e não será o principal meio que as pessoas irão clicar para acessar o seu site.

E aí? Você toparia? Acredito que não, né? Ou pelo menos, não dependeria apenas dele para garantir a maior parte das vendas da sua loja virtual ou e-commerce.

Pois bem, a breve descrição do serviço acima é dos famosos anúncios do Google. Então me diz uma coisa: POR QUE VOCÊ SÓ INVESTE NESSE CANAL???

Eu entendo que para a maioria das lojas virtuais ou e-commerces, a mídia paga é um dos principais meios para gerar receita (vendas) no curto prazo e concordo com essa estratégia, até porque você precisa fazer dinheiro, já que uma das certezas da vida é que os boletos vem.

O problema está em você manter apenas essa estratégia para o seu negócio online, independente do porte da sua empresa e não são vozes da minha cabeça que dizem isso, seguem os dados abaixo.

No post blog sobre “Como funciona o Google (e seus resultados de pesquisa)” eu comentei sobre, e por isso não vou gastar seu tempo aqui. Resumidamente, os anúncios são responsáveis por 19% dos acessos aos sites brasileiros, sendo o 3° canal com maior participação e não quero me achar, mas SEO fica em 2° lugar com 26% de representatividade, tudo isso em 2022.

Basicamente, esse dado significa que as pessoas clicam mais em resultados orgânicos (pelo amor, coloca na cabeça que isso é SEO) do que em resultados pagos (os famosos anúncios), mas se você ainda tá na dúvida, a Conversion complementa que “Os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados”.

Certo, já entendemos que mídia paga não é o principal canal que recebe cliques, nem o que as pessoas mais confiam e tem mais, com o aumento da concorrência online, mais empresas (e golpistas) começaram a investir em anúncios, ou seja, é a famosa regra básica de que, se existe mais competição por um determinado espaço, mais caro será para aparecer nele.

E já podemos seguir para o segundo tópico.

Como os golpes dos anúncios falsos podem afetar o meu negócio online?

Bom, ali em cima já comentamos sobre as pessoas não sentirem tanta confiança em anúncios. Agora, junta com essas duas matérias recentes (2023) do Fantástico e do Jornal Nacional, no qual golpistas criam anúncios falsos e investem no Google para ganhar dinheiro de forma ilegal.

Ahh Iara, mas como isso pode afetar a minha empresa? Simples, além do fato de ser um segmento competitivo e cada vez mais caro, se as pessoas começarem a se sentir ainda mais inseguras ao clicar nos anúncios e deixarem de fazer isso, você pode deixar de vender.

E se esse é o principal canal responsável em gerar vendas para a sua loja virtual ou e-commerce, fica ainda pior. MAS CALMA, que é só um alerta (por enquanto).

E quem poderá nos salvar? O SEO! Que será a estratégia do marketing digital responsável por criar autoridade para a sua marca nos mecanismos de busca. Óbvio que ela não fará milagre sozinha e precisará de outros canais para melhorar o desempenho.

E por que é o SEO? Porque para você aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google de forma ORGÂNICA, é igual plantação. Não existem pesticidas ou alimentos transgênicos para encurtar o tempo do processo, e sim, o bem e velho tempo de amadurecimento e colheita e, por isso, as pessoas se sentem mais seguras em consumir esses tipos de alimentos. Como a relação dos resultados pagos e orgânicos, no qual a gente troca os pesticidas por dinheiro e impulsionamento.

Sim, foi a melhor explicação que eu pensei, sem precisar entrar em termos técnicos de SEO. Espero que tenham entendido, obrigada, de nada.

E o SEO pode ajudar a sua estratégia de mídia paga? Ou melhor o desempenho dos seus anúncios?

A resposta é COM CERTEZA e você DEVE fazer isso!

Por isso “vou explicar dix costa” e com um exemplo. Imagina que você tem um salão de beleza, que investe em anúncios, mas que até o momento não aplica as estratégias de SEO.

Acontece que para atrair o maior número possível de clientes, você precisa dividir seu orçamento em palavras chave mais “gerais” como: salão de beleza; corte de cabelo; cabelos cacheados e assim por diante. E outras mais específicas no seu negócio, como: corte para cabelos cacheados ou tratamentos para cabelos cacheados.

Assim você não consegue investir 100% no nicho do seu negócio. MASS, se você alinhar as estratégias de SEO com a de mídia paga, você pode trabalhar essas palavras chaves mais gerais como “cabelos cacheados” de forma orgânica, e focar os seus anúncios (e dinheiro) em quem realmente é seu público alvo.

Fim! =)

Compartilhe o conteúdo