Descomplica SEO

 

O-LÁ Descomplicados! 

 

A gente já viu que o objetivo do SEO é fazer com que sua marca ou produto sejam encontrados pelos usuários nos mecanismos de pesquisa.

 

Lembrando que esses mecanismos de pesquisa são as plataformas no qual as pessoas podem pesquisar e as marcas tenham interesse de aparecer. 

 

E para que sua marca ou produto sejam encontrados, é preciso aparecer no topo dos resultados de pesquisa. Ou seja, para isso é necessário seguir os fatores de ranqueamento da plataforma referente, ter qualidade no conteúdo e uma boa experiência de navegação (UX). 

 

Eita, não viu esse conteúdo ainda? Aproveita para agora para revisar em O que é SEO e para que serve, onde eu explico com mais detalhes. 

 

MASSS, se ainda assim você tá achando tudo muito técnico, confuso e talvez até não dando tanta importância, eu trouxe aqui 6 motivos do porquê SEO não é importante para o seu site. 

 

ATENÇÃO: CONTÉM SARCASMO! 

 

Vídeo "6 Motivos para NÃO TER SEO no seu Site" | Descomplica SEO no Youtube

Se preferir, confira nosso vídeo do YouTube (só clicar na imagem abaixo). 

1. Você não precisa do Google, Instagram, YouTube ou outros para vender mais

Aumentar suas vendas, podendo chegar a nível nacional? Ter sua marca ou produto cada vez mais reconhecido no mercado? Para que, né? Porque não continuar no famoso marketing tradicional e vender apenas aos consumidores locais, que estão próximos da sua loja. 

Ah e claro, a gente não pode esquecer dos famosos panfletos ou outdoor de divulgação, porque caso seu consumidor não conheça sua loja ou produto, como que ele vai descobrir, né?  

2. Ninguém pesquisa mais online

Vishh isso aí é coisa tão do passado, com o ChatGPT com certeza as pessoas não vão mais usar o Google ou outras plataformas, como o YouTube, para pesquisar nada. 

Imagina buscar no Google o endereço físico de alguma loja, o preço mais barato de algum produto no Shopping, a resposta para alguma dúvida no qual o ChatGPT não tenha criado uma resposta suspeita, a review de produto então, principalmente em vídeo, tãoo cringe. 

Sem esquecer que, se alguém viu sua marca ou produto em algum outdoor, com certeza não irão pesquisar sua marca online e sim se direcionar diretamente para sua loja física usando um mapa em papel, óbvio. 

 

3. Amamos gastar dinheiro

E ainda melhor, para que se preocupar com SEO e todas as otimizações necessárias para ficar bem posicionado a longo prazo e com “baixo investimento”, se você pode simplesmente investir em mídia paga. 

Que te trará um retorno imediato, sem garantia futura de que sem esse recurso sua empresa continuará vendendo, criando talvez até uma dependência por anúncio, e tirando cada vez mais o faturamento da sua empresa, principalmente em momento que ocorre maior disputa por palavra chave (ou seja, encarecendo ela). 

Mas é mais fácil, não é mesmo? 

 

4. Ser encontrado pelo seu público alvo

Oi? Imagina esquentar a cabeça com isso… tenho mais que me preocupar em como vou pagar os boletos da mídia paga para o Facebook e Google (que aumentaram mês passado, porque era Black Friday e encareceu tudo). 

Para que eu vou querer que as pessoas certas e com maior probabilidade de comprar meu produto ou consumir meu conteúdo, acessem meu site?

Se quem não é meu público alvo já está acessando e diminuindo meus dados de engajamento, aumentando cada vez mais a probabilidade de o Google rebaixar minha classificação por não ter um conteúdo “legal” e ainda por cima, não comprando. 

 

5. O seu cliente gosta de passar trabalho

Sabe aquele site que demora para carregar ou que trava muito? Ou ainda melhor, que possui os botões muito próximos que ficam saindo do lugar conforme o site carrega e com um conteúdo muito pequeno e difícil de ler… Os usuários amam isso!

Então, se você ainda estiver em fase de construção de site ou mesmo com ele já ativo, não se preocupe se o seu site oferece uma boa navegabilidade, ou diferentes benefícios. Nem perca seu tempo analisando o site dos seus concorrentes, deixe que o seu cliente faça isso. 

6. Seu foco deve ser em apenas pagar os boletos

O quê? Uma pessoa pode ver o anúncio da sua marca (mídia paga), depois pesquisar sobre ela (SEO) e comprar no site? Seja por outro canal, talvez acessando a url direto, por redes sociais ou até mesmo indo até a loja física?

Esquece isso, se preocupa em pagar boleto. Onde já se viu que um canal pode ajudar o outro e aumentar ainda mais as suas vendas, seja do online para o físico ou vice-versa… Por exemplo, uma pessoa pesquisar sobre sua marca e depois ser impactada por um anúncio e converter, loucura né? 

Conclusão

Depois de um pouquinho de sarcasmo, acredito que ficou mais claro, que se você não quiser ganhar dinheiro, seja pela venda de algum produto online ou criação de conteúdo (online), é só não usar o SEO. 

Mas brincadeira à parte, deixo aqui a recomendação do filme Desaparecida (Missing em inglês), que de uma forma meio utópica (filme, né?!) é possível ver muito na prática o SEO, que está na nossa realidade. 

O filme aborda (sem spoilers), uma filha que está tentando descobrir o que aconteceu com a mãe, que desapareceu durante uma viagem. E a maior parte das informações, ela consegue através de pesquisas no Google. 

Ou seja, isso reflete tanto a necessidade das otimizações de SEO, como também as atualizações dos buscadores, para entregar as melhores respostas de forma rápida e precisa. 

Era isso pessoal! 

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